A agência vaticana Fides deu a conhecer uma série de eventos que em Roma e Paris servirão para render homenagem às testemunhas da fé nos últimos tempos. Ao grupo de iniciativas lhe chamou "In Memoriam Martyrum" e busca recordar aqueles que morreram por causa do ódio à fé.

Em Roma, as atividades se iniciarão em 19 de março, com colaboração da organização internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). Na Pontifícia Universidade Lateranense, será realizada uma projeção de um documentário sobre sacerdotes mártires. Pela tarde, na Basílica de São Crisógono, celebrar-se-á o Via Crucis em memória dos mártires do século XX, e logo a Santa Missa presidida por Dom Joseph Coutts, Bispo de Faisalabad (Paquistão), país onde os cristãos são perseguidos por causa de sua fé.

No sábado 20 de março, no mesmo lugar, terá lugar a projeção do filme "Popieluszko", que narra as vicissitudes do heróico sacerdote polonês Jerzy Popieluszko assassinado pelos serviços secretos do governo comunista da Polônia em 1984. No mesmo dia, das 10:30 a.m. às 4:30 p.m. na Capela da Universidade haverá Adoração ininterrupta ao Santíssimo Sacramento.

No domingo 21 será celebrada a Vigília Missionária promovida pela Diocese de Roma na Basílica de São Lourenço em memória dos missionários mártires.

Por outro lado, em Paris está programada a segunda edição deste evento, que leva como subtítulo "também hoje em dia os cristãos morrem por sua fé".

A Vigília de oração, promovida pela seção francesa da AIS se desenvolverá na igreja de São Sulpicio, na quarta-feira 24 de março. Logo depois de ter reunido no ano passado mais de 1600 pessoas com ocasião da primeira edição da iniciativa, também este ano a AIS deseja honrar a memória daqueles que morreram por sua fé durante o ano 2009 e informar o mais amplamente possível sobre a difícil situação na que vivem os cristãos em numerosos países.

Participarão da Vigília o Arcebispo do Argel, Dom Ghaleb Bader, o Pe. Nicolás Buttet, fundador da Fraternidade Eucarística, e outras personalidades do mundo da cultura.