O Arcebispo de Barcelona (Espanha), Cardeal Lluís Martínez Sistach, convidou os fiéis a prepararem-se espiritualmente para a visita do Papa Bento XVI à cidade no domingo 7 de novembro. Assim disse que esta viagem na que o Santo Padre consagrará o templo da Sagrada Família destaca a centralidade do matrimônio e a família.

O Arcebispo assinalou a importância de preparar-se espiritualmente para a visita do Santo Padre e explicou que isto deve ser feito “com a oração, com o conhecimento mais profundo do ministério do Santo Padre, sua valoração e o agradecimento a Deus por haver-nos dado este dom, com o cumprimento mais generoso e cuidado de nossos compromissos cristãos na Igreja e na sociedade, com o trabalho da aplicação de nosso Plano Pastoral diocesano e com nossa solidariedade para os pobres e necessitados”.
Seguidamente, ao referir-se à consagração do Templo da Sagrada Família que realizará o Santo Padre, o Cardeal Sistach indicou que com este ato “o Papa destaca a importância que tem o matrimônio e a família para o bem das pessoas, da Igreja e da sociedade e a necessidade de defender e ajudar as famílias e a vida”.

“Ao mesmo tempo sua presença neste monumento religioso, patrimônio da humanidade, manifesta o valor que o Santo Padre dá à arte e à beleza, já que, como nos diz, ‘a beleza pode converter-se em um caminho para o transcendente, para o mistério último, para Deus’”, adicionou.