O Bispo de Regensburg, Dom Gerhard Ludwig Müller, difundiu uma declaração a propósito do “suposto silêncio” da Igreja sobre os abusos sexuais por parte de alguns membros do clero, explicando que esta afirmação da ministra de justiça, Sabine Leutheusser-Schnarreberger, é falsa e difamatória.

A ministra, explica o Prelado, “acusa a Igreja Católica na Alemanha de obstaculizar as sanções penais previstas nos casos de abuso sexual. Segundo a ministra, em particular nas escolas católicas existiria um muro de silêncio que faria difícil e obstaculizaria as indagações sobre os fatos”.

“A afirmação da ministra –prossegue o Bispo– é falsa e difamatória. Para a diocese de Regensburg eu a rechaço da maneira mais absoluta. Peço ao ministério apresentar a prova da acusação segundo a qual a Igreja obstaculizaria as indagações. Se não puder apresentá-la, peço-lhe não instrumentalizar sua autoridade para perseguições deste tipo”.
Dom Müller explica logo que “na diocese de Regensburg assim como em outras dioceses da Alemanha, segundo as diretivas da Conferência Episcopal Alemã, qualquer acusação sobre um fato de abuso é examinada imediatamente e com precisão”.

“Se for reafirmada a suspeita, solicitamos ao suposto réu que se auto-denuncie. Se não há denúncia, a diocese informa ao ministério público”, acrescenta.
“A Igreja Católica procura fazer justiça às vítimas. Se contra nossa recomendação, uma vítima decide não denunciar, atuamos de acordo à sua vontade. Não existe a obrigação de denunciar”, conclui.