O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, "para que os fiéis católicos da arquidiocese tenham oportunidade de reconciliar-se com Deus em vistas à Páscoa" outorgou uma permissão especial para Quaresma a todos os sacerdotes com licença para que possam "levantar a excomunhão àqueles que, de uma ou outra forma, participaram de um aborto".

Conforme assinala o Pe. Sergio Román del Real, Cônego da Catedral do México, que apesar de que as normas da Igreja Católica assinalam que "o perdão de pecados que têm como pena a excomunhão é reservado aos bispos, e em alguns casos, por sua gravidade, ao Santo Padre", na Quaresma, "tempo de misericórdia e reconciliação, o Cardeal Rivera Carrera toma a determinação de delegar esta responsabilidade em todos os sacerdotes da Arquidiocese do México".

O Pe. Román explicou que "embora a absolvição do pecado do aborto é potestade do bispo, é muito difícil que uma só pessoa possa confessar a todos os que o cometem, porque incorre nele não só a mulher, mas também todos os envolvidos; quer dizer, aquele que a aconselhou, que pagou, a enfermeira e o médico que o praticaram".

"Não são poucas as pessoas que aproveitam esta época de Quaresma para reconciliar-se com Deus e vão às diferentes paróquias para confessar-se e procurar que o sacerdote os absolva da excomunhão por ter cometido ou participado de um aborto", adicionou.

Na Arquidiocese do México, os sacerdotes que podem levantar a excomunhão por aborto são os que confessam na Basílica de Guadalupe, na Catedral Metropolitana e os decanos das diferentes vicarias episcopais. É importante destacar que a excomunhão é uma medida punitiva que a Igreja dá com uma clara finalidade medicinal ou expiatória (cânon 1312) a fim de que a pessoa repense e corrija sua situação espiritual.