O Arcebispo do Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, presidirá hoje às 11:00 a.m., hora local, na Praça de Armas desta cidade uma solene oração ecumênica pelo Chile, depois da mudança de mando de no qual assumiu como novo Presidente do Chile, Sebastián Piñera Echenique.

Este gesto de não celebrar o ofício dentro da Catedral do Santiago servirá para "manifestar nossa solidariedade com as centenas de famílias que hoje vivem ao ar livre, como conseqüência do recente terremoto e maremoto", explicou Dom Héctor Gallardo, Diretor do Departamento de Liturgia do Arcebispado do Santiago.

Outro gesto de solidariedade com os danificados será a coleta de ajuda que estará sob a responsabilidade de voluntários da Cáritas, razão pela qual se convida aos assistentes levar mantimentos não perecíveis que este organismo distribuirá entre os habitantes dos setores mais afastados.

Na liturgia, informou Dom Gallardo, participarão pastores e bispos de diversas igrejas cristãs (ortodoxa, luterana, anglicana e evangélicas), quem proclamará as leituras bíblicas e orações. A homilia estará a cargo do Cardeal Errázuriz. Também participarão representantes judeus e muçulmanos.

Para a celebração religiosa, explica a nota da Conferência Episcopal do Chile, foram convidadas as máximas autoridades do país, encabeçadas pelo novo Presidente da República; o Presidente do Senado, o Presidente da Corte Suprema e o Presidente da Câmara de Deputados.