O Arcebispo de Utrecht (Holanda), Dom Willem Jacobus Eijk, explicou que logo depois da ordenação sacerdotal e devido ao seu contato com o mundo, o presbítero corre o risco de fazer "prevalecer o papel social sobre o espiritual". Para evitá-lo, todo sacerdote deve acrescentar cada vez mais sua "relação com Cristo Sacerdote, Mestre e Pastor".

Assim o indicou o Prelado em sua intervenção no Congresso Teológico "Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote" organizado pela Congregação para o Clero e que se realiza na Pontifícia Universidade Lateranense o 11 e 12 de março.

Dom Eijk indicou que "não queria subestimar a importância do papel social dos sacerdotes, os quais estando ‘em certo modo segregados no seio do povo de Deus’ não permanecem ‘separados deste mesmo povo ou de qualquer homem’ com quem vive e para quem trabalha em uma determinada época e cultura".

Entretanto, assinala "procuramos formar futuros sacerdotes em primeiro lugar e com apóie na identidade espiritual. Os sacerdotes são cotidianamente expostos à pressão, às tensões e às desilusões relacionadas à proclamação do Evangelho em nossa sociedade pouco aberta à fé cristã".

Por isso, prossegue, "depois da ordenação sempre está o risco de fazer prevalecer o papel social sobre o espiritual. Para acautelar um conflito pessoal os sacerdotes devem acrescentar todo o possível sua relação com Cristo Sacerdote, Mestre e Pastor".