Prelados de distintas regiões no Chile deram a conhecer a trágica, e em alguns casos, irremediável situação em que se encontram diversos templos do país que somam 90 por cento de igrejas destruídas, entre as quais se encontram monumentos nacionais e de valor histórico.

"Uma Semana Santa diferente viverão os chilenos", assinala a nota realizada por Gustavo Villavicencio do Jornal “El Mercurio” de Santiago, quem conta como as "religiosas do primeiro Mosteiro da Visitação ainda não sabem se seguirão sendo o pulmão espiritual da capital Santiago. Seu futuro é incerto, são muitas visitas e promessas, mas a uma semana do terremoto não há soluções concretas".

"A este mosteiro se soma uma longa lista de templos atingidos na capital: as Basílicas Nossa Senhora da Lourdes, Coração de Maria e Perpétuo Socorro; a Igreja do Precioso Sangue, São Taciturno, o Santuário do Cristo Pobre, a capela das Almas", entre outras.

Conforme assinala Dom Juan Ignacio González Errázuriz, Bispo de São Bernardo, na cidade os templos danificados são "o Santuário da Imaculada Concepção em Maipo, construído no ano 1850; Santos Anjos Custódios, em Buin; Nossa Senhora do Rosário; São José de Pintué; Nossa Senhora de Guadalupe em Champa e a paróquia Santíssimo Sacramento em Pirque".

Por sua parte, o Bispo de San Felipe, Dom Cristián Contreras Molina, assinalou que a lista de templos destruídos na cidade "é larga, entre eles o Convento de Curimón, Santo Antonio da Pádua, o antigo Mosteiro das Carmelitas e a centenária Igreja de Putaendo", que ao parecer de seu pároco, Pe. Francisco Valenzuela, "o que parecia uma estrutura a prova de tudo não era tal; o terremoto deixou a igreja em ruínas, agora o desafio será grande".

"Na diocese de Rancagua –prossegue a nota– ficaram completamente destruídas a Igreja da Companhia; Nossa Senhora do Rosário de Guacarhue; Santo Antonio da Pádua, de Chépica; San Juan Evangelista, de San Vicente de Tagua Tagua; San Francisco Javier, de Peralillo; San Agustín, de San Fernando, e Santa Rosa de Pelequén. Nesta última, a torre e a cúpula caíram sobre o teto do templo e o demoliram".

"Necessitam-se 200 milhões de pesos (aproximadamente 16 milhões de dólares americanos) para começar os trabalhos de reconstrução. Mesmo assim, a pesar do mal estado do templo, a festa de 30 de agosto não se suspende", assinalou o reitor Pe. José Miguel Ortiz.

Do mesmo modo, o Bispo de Linares, Dom Tomislav Koljatic Maroevic, comentou que "na diocese existem 33 paróquias, das quais 16 estão completamente no chão (quatro são Monumentos Nacionais)”.
"Também apresenta graves danos a Igreja Catedral de Linares, em cujo interior se encontra o maior mosaico do Chile, realizado por Gulio di Girolamo", adicionou.

Finalmente, indica a nota, "em Chiam, o emblemático templo de São Francisco, baseado em 1835, está em ruínas", Igreja que alberga em seu interior o Museu São Francisco de Chiam "com uma coleção de objetos sacros e históricos pertencentes ao Convento e ao Colégio São Alfonso baseado em 1585. Entre eles, uma “tanagra”, que é uma peça de argila grega anterior a Cristo; objetos religiosos e livros litúrgicos do século XVIII, móveis coloniais, uma grande coleção de imagens esculpidas em madeira, relicários e cartas de Bernardo O'Higgins, aluno dos padre franciscanos em sua infância".

"Também resultou danificada a Igreja e o convento dos Padres Carmelitas, em que se destacam os arcos ogivais e a abóbada, os esculpidos do altar e confessionário, e os vitrais trazidos da Espanha. A estes dois imponentes templos se soma em Chiam a queda do Convento e Igreja dos Padres Dominicanos e a Igreja San Juan de Dios, que é Monumento Nacional", acrescenta.