Neste dia 11 de março, Portugal festeja os 100 anos de nascimento de Jacinta Marto, a mais nova das três crianças que presenciaram as aparições de Nossa Senhora. No ano do centenário do seu nascimento, em que o Santuário de Fátima se volta para figura de Jacinta Marto e a toma como especial modelo, o Departamento de Arte e Património (DAP) do Santuário de Fátima prepara uma exposição sobre esta importante figura da história e da mensagem da Virgem de Fátima.
 
A inauguração da exposição, que ficará patente no vestíbulo do convivium de Santo Agostinho, na Igreja da Santíssima Trindade, decorrerá a 11 de Março, no dia dos cem anos do nascimento de Jacinta Marto.

“Em 13 de maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, que hoje pertence à Diocese de Leiria-Fátima. Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos, entraram para a História como testemunhas privilegiadas de um dos grandes acontecimentos espirituais do século XX, que ainda hoje atrai milhões de peregrinos de todo o mundo”, informa a nota de imprensa da Rádio Vaticano em português.

A mais nova dos três pastorzinhos nasceu em Aljustrel, no dia 11 de março de 1910. Pouco depois das aparições, Jacinta Marto morreu em 20 de fevereiro de 1920, em Lisboa, após longa enfermidade. Ela foi beatificada, juntamente com Francisco, em Fátima pelo Papa João Paulo II em 13 de maio de 2000,.

Para a Vice-Postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto, a Irmã Ângela de Fátima Coelho, o traço mais marcante de sua personalidade é o coração: "Toda ela é marcada por uma paixão que conduz as suas escolhas e a sua forma de viver”, afirmou a religiosa à RV.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, responsável pelo DAP, contextualiza este novo projeto: “Com a mostra, encerra-se o projeto que iniciou no ano anterior, quando se expuseram vários objetos do patrimônio histórico-artístico, documental e bibliográfico sobre a figura do Beato Francisco. Os visitantes poderão contemplar vários objectos que pertenceram à mais nova das crianças videntes e alguns dos documentos que fizeram a história de Fátima, material especialmente museografado a fim de ajudar a melhor entender a vida e espiritualidade da Beata Jacinta Marto”, afirmou.