O Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, depois de participar, no inicio da semana, da reunião da Comissão de Doutrina e Fé e do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), viajou para Itália, onde participa do Congresso Teológico Internacional "Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote".

A função e o ser do sacerdote não são duas esferas distantes uma da outra. Ao contrário, se sustentam e devem andar de mãos dadas. Em declarações aparecidas no portal web da Canção Nova, Dom Filippo afirmou que: "A cultura contemporânea insiste sobre o ativismo. [...] Na experiência do sacerdote, o agir é manifestar o ser. Age diferentemente quem é diferente", assinala o bispo.
Dom Filippo na sua palestra, enfatizará o que precisa ser valorizado na formação dos seminaristas e de que forma os padres podem atuar sem cair no ativismo, esquecendo a origem de seu fazer.

O Congresso é promovido pela Congregação para o Clero e acontece hoje e sexta-feira, dias 11 e 12 de março, na Sala Magna da Pontifícia Universidade Lateranense. O Congresso será transmitido pelo site www.annussacerdotalis.org, através do qual será possível seguir todas as Conferências.