O Diretor para a América Latina de Vida Humana Internacional (VHI), seção hispana da organização Human Life International, o Engenheiro Mario Rojas, apresentou aos seminaristas do Seminário Maior São José da diocese de Cidade del Este (Paraguai) o projeto "Rede Latino-americano de Sacerdotes e Seminaristas pela Vida" (Redessvida) que busca "promover o Evangelho e a cultura da vida entre sacerdotes diocesanos e seminaristas da América Latina".

O projeto Redessvida, encabeçado pelo Pe. Juan Carlos Chávez, foi apresentado por Rojas durante uma conferência que repartiu aos futuros sacerdotes na qual os instou a "defenderem a vida desde a concepção e rechaçar todo projeto de lei a favor do aborto e outras formas de interrupção da vida".

O diretor do VHI assinalou além que o projeto procura "estabelecer, impulsionar e fortalecer uma rede local nacional e internacional entre hierarquias eclesiásticas" já que "como futuros sacerdotes lhes corresponde defender a vida humana da concepção e rechaçar toda lei que atente contra ela".

"Anualmente se produzem mais de 70 mil abortos em todo mundo. Os danos que o aborto produz na mulher não são apenas físicos mas também psicológicos e é aí onde se requer a ajuda e o acompanhamento pastoral dos ministros da Igreja", indicou.

Por sua parte, a arquiteta María Díaz Pérez, membro da Federação de Associações pela Vida e a Família no Paraguai, manifestou que o projeto responde ao fato de que "vários senadores e deputados nacionais apresentam projetos de lei que enganam a sociedade e isso traz más conseqüências para a vida humana e a mulher".