O Secretário do Sínodo dos Bispos, Arcebispo Nikola Eterovic, assinala em um recente livro apresentado na sede da Rádio Vaticano, que recolhe algumas de suas reflexões sobre o Sínodo da Bíblia do ano 2008, titulado "A Palavra de Deus" que as homilias não devem durar mais de oito minutos.

O Arcebispo assinala que um método para preparar a predicação dominical é exposto pelo mesmo Papa Bento XVI quem "começa desde a segunda-feira a preparar a homilia do domingo seguinte. Em tal sentido tem suficiente tempo para compreender as passagens da escritura dominical. As leituras se convertem em objeto de profunda meditação também à luz dos eventos da vida concreta, a nível pessoal e comunitário. Portanto é preciso evitar improvisações, já que a homilia é uma realidade muito séria para apresentar-se ante os fiéis sem uma adequada preparação".

A preparação da homilia dominical, prossegue Dom Eterovic, "pode ter também a forma de lectio divina. Os resultados dos grupos que a praticam são em geral positivos".

Alguns sacerdotes, afirma logo, sugerem cinco passos para melhorar as homilias: "determinar o tema principal da homilia, suscitar o interesse dos fiéis (…), fazer todo o possível para transmitir a quem a escuta a própria convicção dirigindo-se à sua inteligência e seus corações; ajuda aos fiéis a memorizar o tema da homilia (…) e gerar uma resposta ativa nos fiéis sugerindo ações concretas como orações, leituras, atividades em família, na paróquia, no trabalho ou na sociedade".

O Arcebispo sublinha logo que é "útil recordar que a homilia em geral não deveria superar os oito minutos, tempo em média de concentração dos ouvintes. O pregador pode escrever a homilia, mas ao momento de pregar deveria ter a ajuda de um esquema, de uma guia essencial que o permita seguir a linha lógica olhando aos fiéis".

Dom Eterovic explica também que para ser atual, o pregador pode usar na preparação de suas homilias a Bíblia e um diário.