Em uma declaração da 155° reunião da Comissão Permanente da Conferência Episcopal Argentina dada a conhecer hoje, os prelados exortam a criar leis que respeitem a dignidade humana, a família e a sociedade; assim como a trabalhar pela construção de uma nação reconciliada com a ajuda de todos.

No texto titulado "A Pátria é um dom, a Nação uma tarefa", os bispos explicam que a celebração do Bicentenário da independência nacional "merece um clima social e espiritual distinto ao que estamos vivendo. Urge recrear as condições políticas e institucionais que nos permitam superar o estado de confrontação permanente que aprofunda nossos males. A situação atual requer uma atitude de grandeza de parte de todos os argentinos, em particular de seus dirigentes".

Depois de animar os poderes do estado a respeitarem sua autonomia, os prelados recordam que quem mais sofre são os pobres quando sofre a Nação. "Por isso, é o momento de privilegiar a sanção de leis que respondam às necessidades reais de nosso povo, e não de deter-se em opções fixadas por interesses que não têm em conta a natureza da pessoa humana, da família e da sociedade", encorajam os bispos.

A declaração afirma logo que "a Pátria é um dom que recebemos, a Nação uma tarefa que nos convoca e compromete nosso esforço. Assumir esta missão com espírito fraterno e solidário é o melhor modo de celebrar o Bicentenário de nossa Pátria".

Finalmente indicam que "os cristãos convidam a todos os homens e mulheres de boa vontade a unir-se a nós na oração para invocar ao Senhor, que é a força de seu povo, e a pedir por nossa querida Pátria argentina (...). Uma vez mais colocamos estes desejos e esperanças nas mãos de Nossa Mãe de Luján".