Teve início nesta segunda-feira, 8, a Campanha SOS Chile, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira. Diferente da recente Campanha SOS Haiti, que tinha o objetivo de arrecadar dinheiro, a Campanha para o Chile vai arrecadar donativos para os atingidos do forte terremoto de 8,8 graus que atingiu o país no dia 27 de fevereiro.

A carta publicada ontem, 9, assinada pelo presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha; e pelo presidente da Cáritas Brasileira, Dom Luiz Demétrio Valentini; destaca a catástrofe do Chile como “mais uma oportunidade para sermos solidários com nossos irmãos, vítimas de calamidades que não costumam atingir o povo brasileiro”.

CNBB e Cáritas brasileira expressam solidariedade ao povo chileno, como forma de encorajá-lo a enfrentar esse difícil momento. “Queremos prontamente expressar ao povo chileno nossos sentimentos de solidariedade, como estímulo para que neste momento se sinta encorajado a enfrentar com ânimo e redobrada coragem mais esta catástrofe, semelhante a outras já acontecidas em sua história”, assinala a declaração contida no texto da carta, divulgada pelo portal web da CNBB.

No dia 2 de março, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha; e o secretário geral, dom Dimas Lara Barbosa, enviaram a fraternal carta ao presidente da Conferência Episcopal Chilena, Dom Alejandro Goic. Os recursos serão enviados à Cáritas chilena para custear ações de socorro imediato, reconstrução e recuperação das condições de vida do povo chileno.


As doações em dinheiro podem ser feitas nas seguintes contas bancárias:

    * Banco do Brasil: Agência 3475-4 C/C: 24.129 – 6
    * Caixa Econômica Federal: Agência 1041, operação 003, C/C: 1108-9
    * Banco Bradesco: Agência 606. C/C: 177695-9
    * CNPJ da Cáritas Brasileira:  33.654.419/0001-16