A Comissão de Conciliação Nacional (CCN) da qual faz parte a Igreja Católica na Colômbia, convocou a todos os setores envolvidos do país a assinarem um grande Acordo Nacional pela Paz e a Reconciliação o próximo 12 de março na cidade de Cúcuta.

Com o acordo nacional, explica a convocatória assinada pelos diversos integrantes do CCN, busca-se que "se assine um consenso por parte das diferentes forças políticas e sociais do país, no qual se convenham uns Mínimos de Paz e Reconciliação, que permitam superar o confronto armado e os conflitos sociais que vive a Colômbia".

Este consenso nacional compreende "a necessidade da inserção da Colômbia no mundo globalizado; reconhece e respalda o princípio de co-responsabilidade internacional e acolhe a cooperação da comunidade estrangeira na solução dos problemas nacionais, sob o princípio de não-intervenção, a partir de uma agenda de propósitos compartilhados".

Do mesmo modo "assume um marco ético no que tenham espaço de maneira prioritária o amparo, promoção e defesa da dignidade da pessoa humana e dos direitos humanos".

Neste acordo participarão a Igreja na Colômbia, as Comissões de Conciliação Regional, diversas confissões religiosas, os partidos e movimentos políticos, os sindicatos, os grêmios econômicos, os militares e policiais em retiro, as comunidades acadêmicas, os meios de comunicação e significativos setores da sociedade civil na Colômbia.