Depois de uma complexa obra de restauração digital, projetou-se ontem no Vaticano a produção "Guerra à guerra" de 1948, na que se aprecia a clara condena por parte do Papa Pio XII à realidade bélica da Segunda guerra mundial, assim como a ajuda que dispensou a milhares de judeus desde a residência de Castelgandolfo.

A respeito disto, o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, comentou que este filme constitui "o redescobrimento de um pedaço de história da humanidade e da Igreja mesma".

O Prelado vaticano, indica o L’Osservatore Romano, sublinhou "como está bem documentada a presença recorrente de Pio XII” pelas filmagens da época recolhidas pelos autores do filme, “sua forte condenação à loucura da guerra, assim como a abertura da residência papal de Castelgandolfo aos perseguidos e refugiados" judeus.

O filme, produzida pela Orbis filmes e o Centro católico cinematográfico, foi encontrada em maio de 2009 nos arquivos da cinemateca nacional italiana. Sua restauração se realizou com ajuda da Filmoteca Vaticana. Este filme foi ademais apresentado no Festival de Veneza, onde teve grande êxito entre o público e a crítica.

À projeção assistiram os cardeais Bertone, Sodano, Silvestrini, Saraiva Martins, Castrillón Hoyos e Foley, assim como numerosos bispos.