Membros do Parlamento Europeu junto com a fundação Konrad-Adenauer anunciaram uma conferência na qual se tratará o tema sobre se deve-se ou não trabalhar aos domingos. Diversos estudos e normas anteriores assinalam que este dia como o de descanso, necessário ademais para a saúde das pessoas.

A conferência, a qual será realizada em 24 de março nas premissas do Parlamento Europeu em Bruxelas, foi apoiada por várias uniões européias de comércio, assim como também por organizações de sociedade civil e pela Igreja. O Comissionado para o Trabalho e Assuntos Sociais da UE, László Andor, estará presente junto com distintos peritos do Parlamento Europeu.

Em 1993, a Comissão Européia expôs a "Diretiva de Tempo de Trabalho", na qual se estipulava que o dia "domingo" deveria ser o dia livre da semana para os trabalhadores europeus. Logo, em 1996 a diretiva foi retraída pela Corte de Justiça Européia por "não haver uma relação direta entre o dia livre e a saúde dos trabalhadores".

Recentes estudos, demonstraram que existe uma relação direta entre a saúde e o dia livre; além disso um dia livre comum para toda a sociedade permite aos trabalhadores passar mais tempo em família, ou a dedicar o tempo em atividades culturais, espirituais ou sociais.

Um dia livre à semana serve para reforçar a coesão social das sociedades, a qual diminuiu devido à crise econômica. O descanso do dia domingo deveria ser considerado como um pilar para o modelo social europeu.