O novo Bispo de Guadix ao sul da Espanha, Dom Ginés García Beltrán, convidou os jovens que estão chamados à vida sacerdotal a responderem com generosidade porque “a vida do sacerdote é uma vida apaixonante” e “servir ao Senhor é o dom maior que podemos receber”.

“A vida do sacerdote é uma vida apaixonante. O sacerdote sempre vive no mistério de uma chamada que se realiza na debilidade; todos os sacerdotes têm experiências da grandeza de nosso chamado e ministério e da debilidade humana no exercício do mesmo”, explicou o Prelado, quem acrescentou que “Deus é tão grande e tão bom que se faz presente, inclusive através do mais pecador dos sacerdotes”.

Em sua primeira carta pastoral, Dom García Beltrán alentou os jovens a responderem ao chamado vocacional ao sacerdócio e lhes assegurou que “não vos sentireis defraudados, justamente o contrário serão imensamente felizes. Servir ao Senhor é o maior dom que podemos receber. Arrisquem-se a seguir a Cristo no sacerdócio”.

Do mesmo modo, convidou os sacerdotes, consagrados e fiéis leigos, a mostrarem “aos jovens a grandeza e formosura da vocação sacerdotal”, mais que com as palavras, com o exemplo de suas vidas.
O Prelado se referiu ao Ano Sacerdotal e disse que “é necessário que o povo de Deus reconheça a grandeza do sacerdócio e reze pelos sacerdotes e com os sacerdotes”.

O Bispo de Gaudix destacou a importância dos seminários, porque nestes “os candidatos ao sacerdócio devem converter-se em testemunhas desta misericórdia (de Deus), para isto devem ter uma vida de intimidade com o Senhor, esmerando cada dia sua formação, e aproximando-se dos irmãos, compartilhando com eles seus gozos e esperanças, como suas angústias e sofrimentos”.

“O seminário deve ser escola do Evangelho, onde se inicie os futuros sacerdotes nas virtudes próprias do sacerdócio: a fé, a esperança, a caridade, a oração, a disponibilidade, a pobreza, uma vida segundo um coração indiviso, a misericórdia”, indicou.