Em recente declarações o Arcebispo de Mérida e Presidente da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), Dom. Baltazar Porras, expressou sua preocupação por algumas ações do governo do presidente Hugo Chávez e afirmou que a concentração de poder “foi uma das tentações” durante seu mandato.

O Prelado explicou que “tudo o que for concentração de poder gera autoritarismo” e recordou que este problema se evidenciou nas declarações de alguns porta-vozes do Governo, quem “manifesta que ‘terá que ter tudo amarrado e identificado com ‘o processo’ (revolucionário) de Chávez’, e isso não é bom”.

Do mesmo modo, o Prelado denunciou que “frente à qualquer declaração da CEV a respeito de  problemas na sociedade, diz-se que está onde não deve, que está ao lado da oposição ou do governo”.

Logo depois da reunião  com o Vice-presidente José Vicente Rangel, a CEV solicitou uma reunião com o presidente Chávez para expressar suas preocupações sobre a situação no país, que teria entre os principais tema a discutir o indulto a pessoas “condenadas ou imputadas por razões políticas”.

Por sua vez, Rangel afirmou nesta semana que estava “decepcionado” pelo recente comunicado da CEV e acusou à Igreja de declarar “obliquamente a favor de um setor da sociedade venezuelana”.