A apenas três dias das eleições e depois de várias semanas nas que a violência extremistas muçulmana cobrou a vida de vários cristãos, o Patriarca de Bagdá dos Caldeus, Cardeal Emmanuel III Delly, pediu que "todos os iraquianos” fossem votar “pelo bem do Iraque” e também os assegurou de “suas orações para que tudo saia bem no domingo 7 de março”.

Em declarações à agência SIR, do Episcopado italiano, o Cardeal assinalou que "estamos rezando para que tudo aconteça sem violência e em ordem. Faremos tudo o que está em nossas mãos para o bem do país e do povo".

Seguidamente deplorou a violência dos últimos dias, aonde se vê "iraquianos contra iraquianos, partidos contra partidos, cada um lutando por seu próprio interesse (…) são lutas internas que provocam muitas vítimas".

O Patriarca também comentou seu recente visita a Mosul, cidade em que nas últimas semanas os extremistas islâmicos assassinaram oito cristãos: "encontrei-me com a população cristã e com autoridades civis das comunidades locais que quiseram vir ao Bispado para falar comigo. Todos estiveram de acordo em trabalhar e colaborar para retomar a segurança e a tranqüilidade para toda a cidade".

"De nossa parte rezamos pela paz e a reconciliação. No horizonte temos o Sínodo para o Meio Oriente uma ocasião para trabalhar ao serviço não só do Iraque mas de toda a região", concluiu.

Por sua parte, o Bispo Auxiliar de Bagdá, Dom Shlemon Warduni, assinalou à agência vaticana Fides que "exortamos todos os cristãos a votarem e a escolherem candidatos que trabalhem pelo bem do Iraque, para que no país voltem a reinar os direitos humanos e a liberdade religiosa" para assim reatar a tarefa de reconstruir esta nação na que os cristãos vivem há dois mil anos.