O sacerdote Gilbert Koffi, separado da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus de Betharram, pediu perdão aos fiéis, à congregação e ao Bispo de Santiago del Estero (Argentina), Dom Francisco Polti, por sua indisciplina e desobediência, e solicitou ao Prelado poder continuar exercendo seu sacerdócio na diocese com uma renovada entrega ao serviço da Igreja.

Segundo um comunicado da congregação, o Pe. Koffi estava impedido "de celebrar missas e pregar em público, depois de ter desobedecido a ordem de transladar-se a uma paróquia da localidade de Monte Quemado".

O Bispado de Santiago del Estero informou que o sacerdote Koffi expressou seu "sincero pedido de perdão à Congregação dos padres betharramitas por sua indisciplina e desobediência, comportamento que ocasionou inconvenientes na atividade pastoral da comunidade da paróquia São Roque; além disso pediu perdão aos sacerdotes e fiéis em geral, se de casualidade com seu obrar, ele tenha causado algum sofrimento ou prejuízo".

Do mesmo modo, o sacerdote "pediu perdão ao bispo diocesano de Santiago Del Estero, por ter exercido o ministério sacerdotal sem as devidas licenças ministeriais, tanto antes como depois da separação da congregação" e se propôs a "reparar esta situação, obedecendo em tudo ao bispo diocesano".

De igual modo, o Pe. Koffi se comprometeu a "enviar cópia desta solicitude ao superior provincial da Congregação dos Padres do Sagrado Coração do Jesus de Betharram, ao pároco de São Roque e a quem seja necessário para que este pedido chegue a todos os fiéis".

Finalmente, o sacerdote renovou "a entrega de sua vida ao serviço da Igreja e expressou seu desejo de exercer o ministério que Deus lhe confiou".

"Com esse fim, e a pedido do Bispo, permanecerá fora da diocese por um ano, pondo os meios espirituais que o ajudem a renovar sua fidelidade eclesiástica", acrescenta.