Um sacerdote cuja identidade não foi revelada, denunciou que a Igreja na Espanha poderia estar sendo cúmplice de abortos em hospitais que pertencem parcialmente a Ela em Barcelona.

Uma fonte informou à agência ACI Prensa que, em conversação privada com o sacerdote, este lhe indicou que tanto o Hospital da Santa Creu i Sant Pau e o Hospital Geral de Granollers, aparecem na lista que o Ministério de Saúde elaborou sobre os centros onde se praticaram abortos no ano 2008 (sob o eufemismo de Interrupção Voluntária da Gravidez).

A fonte explicou que este é o último relatório elaborado pelo ministério e, portanto é o que contém dados mais recentes.

Segundo o Web site do Hospital da Santa Creu i Sant Pau, este é governado "pelo Patronato da Fundació de Gestió Sanitària (FGSHSCSP), onde hoje estão representados a Generalitat da Catalunha, a Prefeitura de Barcelona e o Arcebispado de Barcelona".

Por sua parte, o portal Web do Hospital Geral de Granollers indicou que esta casa de saúde tem entre as suas autoridades representantes da Igreja local.