O distrito de Engenheiro Schmitt, em São José do Rio Preto - São Paulo inicia nesta semana as comemorações religiosas para festejar a beatificação do Padre Mariano de la Mata Aparício, marcada para outubro deste ano.

As celebrações começam com a missa e entronização de um quadro com a foto do Padre Mariano, que morou no distrito entre os anos de 1949 e 1961, como diretor e professor do colégio Agostiniano de São José, que hoje funciona em Rio Preto. O pároco da Igreja de Santa Apolônia, Padre Oscar Clemente se reuniu com a comunidade para organizar a Missa de ação de graças e entronização que será celebrada no próximo domingo, dia 16, às 19h30.

Foram convidados ex-alunos da região que conviveram com o padre, padres agostinianos de Rio Preto e autoridades civis da região. As visitas à paróquia tiveram um aumento dobrado de visitas, segundo o pároco. "Interessante que as pessoas ligaram muito o padre Mariano a Schmitt e está começando uma verdadeira peregrinação".

Mensageiro do Amor

O Padre Mariano de la Mata Aparício nasceu em 31 de dezembro de 1905 em Barrio de la Puebla, Palencia, Espanha. Ingressou no Seminário Agostiniano de Valladolid em 10 de setembro de 1922. Em 25 de julho de 1930 foi ordenado sacerdote. Estava pronto para iniciar sua missão e coroar definitivamente sua vocação.

Chegou ao Brasil em 21 de agosto de 1931, onde não lhe faltaram desafios, que aos poucos foram vencidos por este incansável sacerdote agostininiano. De caráter firme, mas generoso, espontâneo, desprendido e muito sensível diante da dor; de talante samaritano e autêntico servidor, o Padre Mariano teve sua vida marcada pelo amor aos que sofrem, verdadeiro Mensageiro do Amor, levou aos doentes o conforto da sua presença e da sua palavra portadora de esperança.

A natureza o contagiava, o cultivo e cuidado das plantas e das flores eram seu divertimento. Tinha seu jardim no terraço do Colégio Santo Agostinho em São Paulo. Ali sempre estava nos seus momentos de relaxamento.

Depois de uma vida exemplar, na convivência fraterna e na entrega à pregação do Evangelho, veio a falecer em 5 de abril de 1983, em São Paulo. O Processo de Beatificação foi aberto no dia 31 de maio de 1997, quando a Cúria Episcopal de São Paulo recebeu da Cúria Vaticana, por meio do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, a licença oficial da Igreja para dar andamento ao processo. A cerimônia de abertura aconteceu na Igreja de Santo Agostinho. Em 99, o bispo Orani instalou um Tribunal Eclesiástico para apurar um milagre atribuído ao padre Mariano, invocado para restituir a saúde ao aluno do Colégio São José, João Paulo Polotto, então com 6 anos, atropelado por um caminhão, com graves traumatismos. A cura foi rápida e considerada inexplicável pela ciência, configurando o milagre.

Os grandes amores do Padre Mariano de la Mata Aparício foram: a Eucaristia, Nossa Senhora, os pobres e os enfermos; e suas grandes paixões foram a natureza, a família, as vocações agostinianas, as Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia e as crianças.