O Papa Bento XVI enviou uma mensagem a Dom Alejandro Goic, Presidente da Conferência Episcopal do Chile (CECh) na que expressa seu profundo pesar e solidariedade pelas vítimas e os afetados do terremoto do passado 27 de fevereiro. No texto o Santo Padre alenta a esperança e a solidariedade cristãs para superar esta adversidade.

O texto assinala que "profundamente apenado pela dolorosa notícia do sismo que ocasionou numerosas vítimas, feridos e abundantes danos materiais, ofereço sufrágios pelo eterno descanso dos falecidos e elevo ferventes preces ao Senhor, para que conceda seu consolo aos afetados por tão enorme desgraça e inspire em todos sentimentos de esperança cristã e de solidariedade fraterna para superar a adversidade".

Bento XVI também anima "as comunidades eclesiásticas, instituições civis e pessoas de boa vontade, para que, nestes difíceis momentos, prestem eficaz ajuda, com espírito generoso e solícita caridade".

Finalmente a mensagem do Santo Padre assinala que "com estes sentimentos, e invocando o amparo de Nossa Senhora do Carmo, reparto de coração a confortadora Bênção Apostólica, como sinal de afeto ao amado povo chileno".