A Presidenta do Chile, Michelle Bachelet, recebeu esta quinta-feira em audiência o Bispo de Rancagua e Presidente da Conferência Episcopal, Dom Alejandro Goic, junto ao Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, no Palácio da Moeda para tratar o tema da ajuda dos afetados pelo terremoto.

Ao término do encontro, a mandatária sublinhou que o "Chile necessita do apoio de todos" depois do terremoto: "coincidimos plenamente ao pensar que este é um momento de unidade, de solidariedade acima de qualquer outra coisa, porque a pátria é uma só e exige boa vontade e generosidade de todos", assinalou.

Seguidamente agradeceu à Igreja pelo apoio e acompanhamento espiritual e moral às pessoas e às famílias afetadas, e pela campanha solidária que as comunidades eclesiásticas estão realizando em torno da rede da Cáritas nas paróquias do Chile. "Como sempre a Igreja Católica está trabalhando, colaborando e ajudando com a comunidade de formas muito diversas, o qual eu agradeço como Governo", disse.

À sua vez, o Cardeal Errázuriz, manifestou que esta não é uma hora para discutir, nem para separações, porque "como povo devemos estar unidos em apoiar os irmãos que mais sofreram". Por sua parte, Dom Goic sublinhou que embora a Igreja tenha perdido muitos templos e recintos sagrados, "o que mais nos preocupa são os templos vivos que são as pessoas, as pessoas que sofrem a dor e que perderam seus seres queridos ou seus bens"

O Prelado também destacou a Mensagem que o Santo Padre Bento XVI enviou à Igreja e a todas as pessoas que sofreram depois da catástrofe na qual convida à esperança e à solidariedade concreta para enfrentar esta emergência.

Ambos pastores convidaram a acompanhar aqueles que sofrem com a oração, com apoio espiritual e com uma decidida ação solidária. Este fim de semana, explica a nota da Conferência Episcopal, será feita uma coleta especial nas missas e a rede da Caritas se desdobrará em todo o país no marco da campanha "Chile ajuda o Chile", evento do qual esta instituição forma parte. Também se encontra à disposição de todas as pessoas de boa vontade a conta corrente 1009-0 do Banco Santander.