A presidência do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), por meio do seu presidente, Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e do secretário geral, Dom José Leopoldo González González, bispo auxiliar de Guadalajara (no México), assinaram uma carta, enviada no dia 1º, ao presidente da Conferência Episcopal chilena, Dom Alejandro Goic Karmelic, expressando a solidariedade à nação chilena vítima de um devastador terremoto ocorrido no sábado.

“Em 27 de fevereiro, no início do caminho quaresmal, o Chile amanheceu de luto devido a um fortíssimo terremoto que abalou boa parte do país, sobretudo a Região Centro-Sul. No entanto, em meio à dor e ao sofrimento, chegou o suave bálsamo da vontade de solidariedade internacional”, indicava a carta no seu primeiro parágrafo, a mesma foi publicada na íntegra pelo portal da CNBB.

Mais adiante a missiva assinalava que “é neste contexto de comunhão eclesial que a Presidência do CELAM envia uma palavra de alento e de esperança à Conferência Episcopal do Chile e, através de seus Bispos, ao povo dessa nobre Nação Andina que sofre a perda irreparável de tantas vidas humanas, a angústia de numerosos flagelados e grandes danos materiais”.

“Queremos assegurar-lhes nossa oração e nossa proximidade nesta hora de pesar e de aflição, especialmente aos familiares das vítimas. E junto aos nossos mais sentidos pêsames, rogamos ao Senhor Ressuscitado, fundamento de nossa fé, que os reconforte e os sustente neste momento de provação”, indicava o texto. Confiamos que as Igrejas Particulares da América Latina e Caribe estendam sua mão solidária à população que peregrina no Chile, já que nossos povos estão chamados a “abrir caminhos para a civilização do amor””, concluía a nota do CELAM.

A carta leva a assinatura de Dom Raimundo e Dom Leopoldo e pode ser lida através da web da CNBB em:
http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/noticias/2290-celam-envia-carta-de-solidariedade-ao-presidente-da-conferencia-episcopal-do-chile