Mediante um comunicado, a Cáritas no Chile informou que a Igreja segue recebendo doações em dinheiro e mantimentos não perecíveis em paróquias de Santiago e outras dioceses para ajudar aos milhares de danificados do devastador terremoto do sábado passado.

"Tal como informou o Presidente da Conferência Episcopal, Dom. Alejandro Goic, a Igreja Católica no Chile está canalizando através da Cáritas, seu organismo especializado em emergências, a ajuda solidária às famílias afetadas pelo terremoto", diz o último comunicado.

"Na Igreja de Santiago e em outras diocese que estão em condições de fazê-lo, se está recebendo, ademais, ajuda com os seguintes mantimentos não perecíveis: farinha, arroz, macarrão, leite em pó, açúcar e azeite", assinala o comunicado, e informa que as pessoas que desejem fazer contribuições podem dirigir-se às suas paróquias ou aos diversos pontos que se informam no portal web da Igreja no Chile, www.iglesia.cl 

"Considerando a gravidade desta situação, a Conferência Episcopal dispôs, também, que se destinará o 90% dos recursos da Campanha Quaresmal de Fraternidade para ajudar as famílias danificadas. Esta campanha estava originalmente destinada a projetos em benefício de jovens em risco social, grupos vulneráveis que serão apoiados a partir de outras vias diversas ", informa também a Cáritas no Chile.

"É um sinal alentador que nos enche de esperança", conclui o comunicado, "poder comprovar como as redes da Igreja Católica se mobilizam para ajudar as famílias que perderam tudo".

"Inclusive nas paróquias que perderam seus templos e recintos, a comunidade se reúne para ajudar-se mutuamente. Quiséramos que esta luz de esperança possa incentivar as comunidades a superarem o temor e a desconfiança, como nos pediu o Arcebispo de Concepción, Dom Ricardo Ezzati".