A Conferência Episcopal do Chile (CECh) deu a conhecer hoje uma mensagem titulada "Em Ti, Senhor, pusemos nossa Fé" na qual animam aos católicos do país a "levantar o ânimo, recuperar as confianças e trabalhar unidos como povo" com renovada esperança, ante a emergência atual depois do terremoto do último 27 de fevereiro e suas sucessivas réplicas dos últimos dias.

No texto assinado por Dom Alejandro Goic Karmelic e Dom Santiago Silva Retamales, Presidente e Secretário Geral da CECh, respectivamente, os prelados agradecem o trabalho de tantas pessoas pelos que foram afetados e ressaltam o intenso trabalho da rede da Cáritas.

"Precisamos levantar o ânimo, recuperar as confianças e trabalhar unidos como povo. além de reconstruir edificações e caminhos, devemos purificar a alma que se fissura pelo medo, a violência e o descontrole. É tempo de estender as pontes mais seguras: aquelas que nos permitem reconhecer-nos e abraçar-nos como irmãos".

Seguidamente se referem aos "dolorosos e incompreensíveis episódios de saqueio, pilhagem e especulação" que "nos puseram em um espelho que nos questiona no mais profundo de nossa formação e valores. Mas, ao mesmo tempo, por estes dias muitas pessoas se perguntaram: ‘Como está você?’, e se preocuparam pelos outros. As perdas materiais, relevantes em outro contexto, parecem hoje um aspecto secundário quando todo um país se dói junto a famílias que sofrem, que perderam tudo e que necessitam por nossa parte uma luz de esperança".

Depois de assinalar que o consolo ante os sofrimentos vem de Deus "que nos comunica seu amor oferecendo por nós a vida de seu Filho. Por isso Ele é nossa esperança, por isso nele pusemos nossa fé", os bispos recordam que "um país não se reconstrói com a pura soma de vontades humanas. Um país necessita do melhor da sua gente. Para quem acredita em Cristo, fonte de Vida, Ele é o melhor tesouro que podemos oferecer ao Chile, à pátria do Bicentenário, neste tempo de Missão no qual hoje, mais que nunca, queremos fazer do Chile uma Mesa para todos".

Finalmente chamam a rezar "ao Deus de misericórdia, para que acolha em sua presença os que faleceram. Apresentemos a Ele com confiança nossas feridas e nossa esperança. Que Ele cure as feridas e desperte em todos nós o melhor de nossa consciência solidária".

"Na hora da dor e da incerteza, retorna à nossa memória o caminho que João Paulo II nos mostrou em sua visita a esta pátria: ‘Não tenham medo de olhar para Ele’. Hoje mais que nunca: Não tenhamos medo de olhar Ele!", concluem.