O Cardeal Francisco Javier Errázuriz, Arcebispo de Santiago, chamou os fiéis do Chile a unirem-se em oração todos os dias, às 7:00 p.m., pelas vítimas do recente terremoto, assim como a colaborar generosamente com a campanha solidária organizada pela Cáritas.

Às 07.00 pm desta terça-feira 2 de março, ao som dos sinos da Catedral Metropolitana teve início a mencionada campanha, convocada pelo Cardeal, como um sinal de unidade e esperança ante a tragédia que vive o país por causa do recente terremoto.

"Pedimos a todos os templos da Diocese que nos recordem todos os dias às 7 da tarde, fazendo repicar seus sinos, que existem irmãos que nos necessitam, e que esperam nossa oração e nossa solidariedade", assinala a mensagem do Arcebispo de Santiago.

O Cardeal Errázuriz alentou também o povo chileno ressaltando a grandeza de seu país. "Deus nos deu de presente um formoso país, formoso e abundante em suas riquezas naturais, como muito poucos. Estamos orgulhosos de ser chilenos, e optamos por seguir vivendo em nossa pátria", disse.

O Cardeal também agradeceu a Deus por seguir com vida: "depois da terrível catástrofe, agradecemos a Deus com toda a alma porque não perdemos o dom da vida, e procuramos a todos os seres queridos", assinalou. "Se eles vivem, pouco nos importam as coisas que perdemos. Se houverem falecido, enchemo-nos de tristeza e também de esperança", continuou.

Logo o Arcebispo agradeceu pelo trabalho do governo e das forças armadas por ajudarem os desamparados e mais necessitados." Embora haja vítimas próximas em nossa cidade, que esperam nossa ajuda, talvez a centenas de quilômetros das pessoas mais afetadas podemos sentir uma grande impotência porque não sabemos como ajudá-las. Graças a Deus, o governo desdobra todos seus meios e seus esforços para contribuir com segurança e para entregar o mais necessário para viver. O mesmo faz as Forças Armadas e de Ordem, nossas comunidades paroquiais e certamente de outras confissões, e tantos voluntários", disse.

Do mesmo modo, o Cardeal pediu aos habitantes de Santiago que "recordem os chilenos, adultos e crianças, que não têm um teto sobre si e sejam muito generosos, doando suas barracas para eles".

Também agradeceu ao apresentador chileno de televisão, “Don Francisco”, por sua iniciativa em organizar uma campanha de arrecadamento de fundos através da televisão (semelhante às campanhas “Criança Esperança” realizadas no Brasil) nesta sexta-feira 5 de março, à qual se unirá a Cáritas do Chile.

"Todos juntos, também depois da Campanha, temos que transformar o Chile de ser hoje uma terra de sofrimentos, a ser a terra da solidariedade, do amor e da esperança", finalizou o Cardeal Errázuriz.

Mais informação em espanhol: www.iglesia.cl