A Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) deu a conhecer uma mensagem em ocasião da celebração, no domingo 7 de março em todas as diocese da Espanha, do Dia da América Hispana. Nele se destaca que este continente é terra de missão no qual deve fazer-se presente a nova evangelização, começando pelo trabalho dos bispos e os presbíteros, no marco do Ano Sacerdotal.

A mensagem da CAL está assinada por seu Presidente, o Cardeal Giovanni Battista Re, e o Vice-presidente, o Arcebispo Octavio Ruiz Arenas em ocasião desta celebração promovida pela Obra de Cooperação Sacerdotal Hispano-americana (OCSHA) do Episcopado espanhol. Com ocasião do Ano Sacerdotal o lema deste ano é "Sacerdotes: discípulos e missionários".

Este Ano Sacerdotal, diz a mensagem, deve ser ocasião especial para agradecer a Deus por quantos servem nesta vocação particular, para recordar a necessidade de contar com mais presbíteros, e para rezar pela intenção de ter mais pessoas que respondam livremente a esta vocação.

Seguidamente a mensagem destaca a vida exemplar de São João Maria Vianney, cujo 150º aniversário de seu trânsito à Casa do Pai serve de marco para o Ano Sacerdotal. "Na vida de São João Maria Vianney se transparenta a fé inquebrável de um autêntico discípulo de Cristo e um espírito missionário acrisolado no calor da oração", diz o texto.

"A força que hoje em dia impulsiona muitos sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos a deixar seus lugares de origem para doar suas vidas através do serviço evangelizador no chamado ‘Continente da Esperança’, leva algo do mesmo Espírito que animou a tantos outros ao longo da história, para ir à busca, não do ouro ou da riqueza temporais, mas sim daquela pérola preciosa do Evangelho, que é o Reino dos Céus já presente neste mundo", prossegue.

Seguidamente o texto indica que "hoje se renova esta chamada urgente para que como verdadeiros discípulos do Jesus, muitos respondam com valentia à vocação de anunciar o Evangelho até os extremos limites da terra, e para que mais sacerdotes e missionários estejam dispostos a entregar suas vidas com generosidade à grande tarefa da Evangelização".

Depois de recordar o chamado do Papa Bento XVI: "a Igreja necessita sacerdotes santos; ministros que ajudem os fiéis a experimentarem o amor misericordioso do Senhor e sejam suas testemunhas convencidas", a mensagem conclui fazendo votos para "que Maria santíssima, Mãe do Bom Pastor, interceda por todos os sacerdotes, seus filhos prediletos, e estenda seu amoroso amparo a todos os fiéis da Igreja na Espanha e em todo mundo".