O Papa João Paulo II presidiu nesta manhã na basílica vaticana o funeral do Cardeal belga,   Jan Pieter Schotte, falecido na segunda-feira passada aos 76 anos. Em sua homilia, o destacou que o defunto Cardeal "foi um homem de paz” que fez deste valor “um dos pontos centrais de seu longo e  intenso serviço à Igreja universal, e em particular, à a Santa Sé”.

Segundo o Santo Padre, o Cardeal Schotte “estava tão convencido de que o cristão deve dar testemunho da paz, que escolheu como lema episcopal 'Parar viam Domino pacis'. No lema há uma referência a São João Batista, patrono da Congregação do Coração Imaculado de Maria, à qual pertencia".

Também recordou que o Cardeal Schotte "quis acrescentar uma menção explícita à paz, pondo-a junto no nome do Senhor -'Parar viam Domino pacis'-, para sublinhar que a verdadeira paz só se alcança ao acolher a Cristo e seu Evangelho".

O Cardeal belga, continuou, "pôs a disposição da Cúria Romana seus múltiplos dotes de inteligência, humanidade e espiritualidade, trabalhando com generosidade e incansavelmente durante mais de trinta anos".

Neste sentido, recordou o trabalho realizado primeiro na secretaria de Estado, depois na Pontifícia Comissão 'Iustitia et Pax', e ao final como secretário geral do Sínodo dos Bispos. "Tampouco posso esquecer -acrescentou- seu trabalho como presidente do Escritório Central para Assuntos Trabalhistas. Incansável artífice de comunhão, colaborou ativamente na solicitude pastoral universal do Sucessor de Pedro".

O Papa concluiu recordando o cardeal como "testemunha do amor que procede de Deus e que constitui o fundamento da unidade da Igreja. Consola-nos a esperança de que agora esteja contemplando cara a cara ao 'Senhor da paz', que tanto amou e serve com generosidade durante sua vida".

O Cardeal Joseph Ratzinger, decano do colégio cardinalício, celebrou a Santa Missa junto com outros cardeais.