O Arcebispo de Concepción, Dom Ricardo Ezzati, pediu às pessoas afetadas pelo terremoto que golpeou o Chile no sábado passado e que cobrou a vida de quase 800 pessoas, que façam presentes os valores humanos para confrontar esta emergência na vida cotidiana, que os valores "apareçam muito além dos instintos".

Em entrevista concedida ontem à Rádio Cooperativa, o Prelado relatou que "a noite foi mais tranqüila e o toque de silêncio deu segurança a bastante gente. As pessoas viram um clima de guerra, pessoas defendendo seus bens. A presença dos militares deu um pouco mais de serenidade".

"O desastre é grande desde o ponto de vista material. O outro terremoto, o espiritual, assusta tanto como o primeiro. Há uma onda de generosidade solidária, o trabalho dos voluntários que se mobilizam é um bosque que cresce. Mas os atos vandálicos são árvores que caem e fazem muito ruído", continuou.

"Nós estamos chamando as pessoas a recuperarem o ânimo, a pôr os valores fundamentais para inspirar a ação cotidiana. Necessitamos neste momento estender a mão, não ameaçar com nossas mãos", disse o Arcebispo.

Depois de comentar que "o povo hoje em dia necessita proximidade, compreensão e segurança", o Prelado chileno indicou que "graças a Deus, este último se está dirigindo muito melhor que ao princípio, pelas medidas oportunas que estão dando-se. Necessitamos uma voz única de condução. Necessitamos um guia que oriente as ações que deverão ser levadas adiante".

Seguidamente disse que já é necessário organizar bem a ajuda, para a qual a Igreja "pôs à disposição da autoridade todas as nossas redes".

"A maior parte de nossos templos está no chão, mas isso é o de menos. O que nos interessa é o templo vivo que são as pessoas", disse Dom Ezzati.

Finalmente se dirigiu às pessoas de Concepción e Talcahuano aos quais recordou que "necessitamos muita sabedoria do coração. Necessitamos que os valores mas profundos de nosso ser humano apareçam muito além dos instintos".