Em um comunicado titulado "Solidariedade e esperança depois da tragédia", a Conferência Episcopal do Chile exortou os seus compatriotas afetados pelo terremoto do passado sábado não cair no desespero mas ter serenidade e viver a solidariedade para poder sair adiante e enfrentar adequadamente a emergência atual.

No texto assinado pelo Dom Alejandro Goic Karmelic, Presidente da CECH, destaca-se que "o falecimento de irmãos e irmãs a conseqüência desta catástrofe nos dói e nos comove. Oramos por seu eterno descanso e unimos a seus familiares e amigos, pedindo ao Deus da vida o consolo e a esperança".

Seguidamente expressam sua proximidade e elevam sua oração pelas "pessoas que procuram angustiosamente a seus seres queridos e a tantas famílias que perderam tudo, o fruto do esforço de toda uma vida. Também na Igreja as perdas foram numerosas: a grande maioria dos templos e instalações na zona mais afetada foram destruídos ou danificados gravemente".

Depois de alentar à solidariedade e à generosidade entre os afetados, o comunicado indica que "entre réplicas e escombros, contemplamos com estupor a ação de barbárie dos que roubam em meio da emergência. O Arcebispo de Concepción, Dom Ricardo Ezzati, disse que esta pilhagem é um ‘segundo terremoto’ que impacta nossa consciência e nos questiona em valores profundos".

"A poucos dias de uma mudança de governo, precisamos trabalhar como um país unido, junto às atuais e as futuras autoridades, com a melhor vontade e colaboração de todos. Não quiséramos que considerações políticas nublassem a ajuda solidária nem a reconstrução", acrescenta.

Logo depois de destacar que a Igreja já está trabalhando através de sua rede solidária com a Cáritas do Chile, o texto recorda que "há uma conta corrente disponível para receber ajuda em dinheiro, seus dados se encontram em www.iglesia.cl. Provavelmente nos próximos dias serão anunciadas novas ações e decisões da Igreja em ajuda das famílias mais afetadas".

Depois de ressaltar como o Chile já saiu adiante ante diversos desastres naturais, o comunicado prossegue indicando que "em horas de compreensível desespero, pedimos a todos serenidade e solidariedade. E aos fiéis cristãos, uma intensa oração familiar e comunitária nessa hora".

"Que o Deus da Vida nos dê sua paz e a Virgem do Carmo nos cubra com seu manto protetor para que possamos nos levantar desta hora amarga", conclui.