O Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa, fez este domingo um chamado a "transfiguração" do povo hondurenho para pôr fim à animosidade política ainda existente à raiz do recente conflito político produzido depois da destituição do Presidente Manuel Zelaya.

"Mudemos na Honduras o ódio pelo amor, independentemente da ideologia política e o credo religioso", disse o Cardeal durante a homilia dominical. "Honduras necessita uma transfiguração, precisa mudar o ódio pelo amor e pôr fim às rivalidades", assinalou o Cardeal, ao pedir o fim dos protestos e os atos de violência protagonizados principalmente por aqueles que criticam a substituição constitucional de 28 de junho passado que destituiu a Zelaya e estabeleceu em seu lugar Roberto Micheletti.

Referindo-se aos insultos pintados nas paredes da Catedral pelos partidários de Zelaya, o Cardeal Rodríguez assinalou: "estes cidadãos escrevem mensagens ofensivas contra as autoridades eclesiásticas. O que fizemos contra eles?!"

O Cardeal advertiu finalmente que quem mantém atitudes de confrontação e violência "convertem-se em inimigos da cruz de Cristo".

"Quem odeia, quem insulta, quem maltrata e pinta as paredes não vão viver em paz nunca, e isso acaba com a vida", concluiu.