A Cáritas no Chile já está desdobrando toda sua rede de ajuda no país do sul andino depois do terremoto do sábado 27 de fevereiro que cobrou a vida de 711 pessoas e deixou aproximadamente duas milhões de pessoas danificadas.

Depois do chamado de Dom Alejandro Goic, Presidente da Conferência Episcopal, para ajudar neste momento de emergência, o Diretor da Cáritas no Chile, Lorenzo Figueroa, indicou que esta organização "está trabalhando em coordenação com o governo e as organizações da sociedade civil para estabelecer a ajuda nacional, frente aos enormes problemas de comunicação".

"Estamos reunindo mantimentos para serem enviados imediatamente às comunidades que foram mais afetadas pelo terremoto e aonde já se fala de escassez. Nossa própria rede de comunicações e a capacidade para oferecer armazéns e pontos de coleta e distribuição ficaram imediatamente à disposição", acrescentou.

Depois de explicar que é necessário transmitir esperança aos mais afetados, a Cáritas informa que já foi criada uma equipe de emergência e busca que está viajando hoje a Santiago. Está composto por pessoal da América Latina incluindo o Diretor Humanitário, Alistar Dutton e Héctor Hanashiro da Cáritas Peru.

Por sua parte o Presidente da Cáritas Internationalis, Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, comentou a respeito que a "Cáritas Chile e os bispos nos mantêm informados das necessidades do povo. O Chile enfrenta uma catástrofe terrível. A confederação da Cáritas estará ali para apoiar aos afetados nesta fase inicial de resposta de emergência enquanto se começa a reconstruir o país".

Até o momento, 23 centros da Cáritas já estão trabalhando em todo o país: Antofagasta, La Serena, Santiago, Concepción, Puerto Montt, Arica, Iquique, Copiapó, San Felipe, Valparaíso, Melipilla, San Bernardo, Rancagua, Talca, Linares, Chillán, Los Ángeles, Temuco, Villarrica, Valdivia, Osorno, Ancud e Punta Arenas.

A Cáritas do Chile habilitou uma conta corrente para canalizar ajuda. Para maior informação sobre como canalizar ajuda: Caritas@Caritaschile.org; para mais informação sobre o estado dos esforços de recuperação, visitar o portal da Igreja no Chile: www.iglesia.cl (em idioma espanhol).