Os participantes do 10° Congresso dos Institutos Seculares da América Latina e o Caribe, indicaram que é urgente "integrar a vida profissional com uma espiritualidade cristã" que impregne a vida pública dos países.

"Urge-nos a necessidade de planejar a integração à vida profissional com uma espiritualidade cristã que estimula atitudes de responsabilidade entre os homens para a sociedade e para uma viver uma fé profunda para poder ser ‘sal’ e ‘levedura’ da Igreja em meio das realidades urbanas, rurais e nos âmbitos mais necessitados da cultura, técnica, política, nos quais exercerão sua liderança", expressaram nas conclusões do evento.

Nesse sentido, indicaram que "frente à pobre realidade dos valores se insiste a obrar e criar oportunidades para fomentar e alentar suas vocações", porque se necessita "fortalecer a promoção de vocações à vida consagrada secular, afetada pela crise de identidade dos jovens, e que se reflete no decréscimo de não poucos Institutos uma vez que se reconhece o crescimento de outros".

O texto afirma que sendo fiéis ao carisma dos fundadores, poder-se-á cumprir com a finalidade de "ser laboratório de diálogo com o mundo e contribuir assim de forma permanente para a transformação do mundo, de acordo com o Espírito do Evangelho".

O evento teve como lema "O desafio missionário dos II Seculares" e reuniu 200 participantes em representação dos 5 mil membros na região, 80 institutos e 20 países.