O Núncio Apostólico na Venezuela, Dom Pietro Parolin, chamou os leigos do país a "seguirem a Cristo em todas as realidades" públicas e sociais, para realizar "uma síntese entre fé e vida" necessária para "que o mundo creia e se torne cristão".

Dom Parolin se pronunciou assim em um encontro convocado pelo Conselho Nacional dos Leigos com diferentes representantes dos movimentos de apostolado secular do país, realizado na sede do Instituto de Teologia para Religiosos.

O Prelado recordou que "os leigos são homens da Igreja no coração do mundo e homens do mundo no coração da Igreja" por isso devem transformar a realidade "com seu testemunho segundo os valores do Evangelho, quer dizer, os valores que nos propõe Jesus Cristo".

"Acredito que estamos vivendo um momento de graça; acredito que o Senhor atua em cada momento da história e está atuando aqui e agora; ademais, nos está chamando com toda a graça e ajuda que necessitamos para que sejamos capazes de responder de uma maneira evangélica aos desafios que expõe esta situação", assinalou.

Entre as provocações que mencionou o Prelado na Venezuela está o testemunho coerente da vida cristã. "Para levar a cabo esta missão como diz o Evangelho, 'ser sal e fermento no mundo', se necessita uma espiritualidade muito forte", disse.

"O segundo desafio é aprofundar no conhecimento da doutrina social da Igreja, por ser o ponto de referência da Igreja Católica. É preciso seguir adiante por este caminho", alentou.

Finalmente Dom Parolin mencionou o terceiro ponto, referente "à participação na vida social e política da sociedade, ajudando a construir a sociedade democrática".