O Núncio Apostólico no Chile, Dom Giuseppe Pinto, explicou que ante a situação de emergência no país do sul depois do terremoto do sábado que cobrou até o momento a vida de 711 pessoas, a Igreja já está trabalhando para ajudar aos afetados nas necessidades mais urgentes.

Em comunicação telefônica com Rádio Vaticano, o Prelado explicou que "a situação é de calma na capital. Nas zonas mais golpeadas, quer dizer a cidade de Concepción, Temuco e Curicó, interromperam-se as comunicações. Nesta fase, as ajudas procuram colaborar com um milhão de pessoas que ficaram sem lar ou com suas casas muito danificadas. Isto será um grande problema quando chegue o inverno".

Seguidamente indicou que "a Igreja, evidentemente, está procurando sair ao encontro das primeiras necessidades das pessoas".

Ao falar em seguida sobre o estado das propriedades da Igreja, o Núncio assinalou que "as igrejas e algumas belas capelas em conventos de irmãs que têm 150, 200 anos, reportaram danos relevantes. Por exemplo aqui, na Basílica de Nossa Senhora da Providência, que está perto da Nunciatura, se podem ver danos no campanário mas o resto da estrutura se salvou".

Ao falar do trabalho dos religiosos na ajuda dos afetados, Dom Pinto assinalou que "a informação que tenho é muito fragmentada porque os sistemas de comunicação estão muito afetados", entretanto ressaltou que "sei de bispos que já começaram a visitar suas paróquias e Igrejas. até agora não tenho notícias nem de sacerdotes ou bispos que tenham sido vítimas deste terremoto tão forte".

O Arcebispo se referiu logo ao pedido de solidariedade para com o povo do Chile do Papa Bento XVI no ângelus dominical: "esta intervenção do Santo Padre certamente deve ter animado a muitas pessoas porque aqui a religiosidade é forte, especialmente nas famílias que vivem nas zonas rurais. Esta intervenção terá animado a muitíssimos, começando pelos bispos, sacerdotes, religiosas, que se encontram no território".

A Cáritas no Chile habilitou uma conta corrente para canalizar ajuda. Para maior informação sobre como canalizar ajuda se pode escrever a: caritas@caritaschile.org; para mais informação sobre o estado dos esforços de recuperação, visitar o portal da Igreja no Chile: www.iglesia.cl (em espanhol).