Ao concluir a oração do Ângelus, o Papa Bento XVI pronunciou enérgicas e emotivas palavras a favor dos cristãos perseguidos no Iraque, especialmente na região de Mosul, ante a crescente indiferença das autoridades.

"Conheci com profunda tristeza as trágicas notícias dos recentes assassinatos de cristãos na cidade de Mosul e segui com viva preocupação outros episódios de violência perpetrados nessa martirizada terra iraquiana contra pessoas inermes de diferentes religiões", disse o Santo Padre ante as mais de 50,000 pessoas congregadas este meio-dia na Praça de São Pedro.

O Pontífice explicou que nos dias de Exercícios Espirituais da Cúria que concluíram na sábado, rezou pelas vítimas e pela paz e a restauração da segurança o Iraque.

O Papa exortou as comunidades cristãs do Iraque a "não cansar-se de ser fermento do bem para a pátria à qual pertencem a pleno título há séculos"; e logo assinalou às autoridades de Bagdá: "na delicada fase política que está atravessando o país, peço às autoridades civis que realizem todos os esforços para garantir a segurança à população, em particular às minorias religiosas mais vulneráveis".

Em pouco mais de uma semana foram assassinados oito cristãos em Mosul, ao norte do Iraque, onde se concentra o maior número de cristãos no país.