A organização Arquivo Cuba, uma iniciativa da Free Society Project, Inc., denunciou as "condições barbarescas das prisões cubanas" assim como o alto número de mortes nos cárceres da ilha, logo depois da morte de Orlando Zapata Tamayo que foi tratado brutalmente antes de morrer.

Em uma nota de imprensa Arquivo Cuba explica que "Zapata era membro de vários grupos opositores que procuram a mudança pacífica à democracia em Cuba. Tinha sofrido um anterior presídio de quatro meses de dezembro do 2002 a março do 2003, acusado de desacato pela polícia política (Segurança de Estado)".

"Em maio do 2004 o sentenciaram a três anos de cárcere por desordem pública e desobediência. Na prisão, aumentaram sua sentença a 36 anos, acusado de desobediência", explica o texto.

Arquivo Cuba explica que "de 2005 ao dia de hoje, existem ao menos 97 mortes documentadas nas prisões cubanas por suicídio ou suposto suicídio, negligência médica/falta de atenção médica e execução extrajudicial. Os informes sobre estes acontecimentos provêm principalmente de presos políticos reportando de uma fração das instituições penais existentes na ilha. Por esta razão, teme se que existam muitas outras mortes no sistema carcerário de Cuba".

"As condições barbarescas das prisões cubanas resultam sistematicamente na má nutrição e a deterioração da saúde, em atos de auto-agressão e no sofrimento extremo dos presos e seus seres queridos. Em condições dantescas é que servem ao redor de 200 detentos políticos junto com dezenas de milhares sentenciados por ‘delitos econômicos’ por procurar no mercado negro a sobrevivência material que o fracassado planejamento central não provê. O governo cubano não permite inspeções aos cárceres por parte da Cruz Vermelha Internacional nem outras instituições de direitos humanos".

Por isso, "Arquivo Cuba faz um chamado aos governos, instituições, e todos os seres de boa vontade a que façam o regime cubano responsável por seus crimes e ajudem a que o povo cubano consiga poder exercer seus direitos intrínsecos de viver com segurança e liberdade. Como mínimo, deve-se exigir que a Cruz Vermelha e organismos de Nações Unidas e da comunidade internacional inspecionem as prisões da ilha sem aviso prévio que permita que se alterem as verdadeiras condições de presídio em Cuba".

Arquivo Cuba explica que "com seu projeto Verdade e Memória, está documentando o custo em vistas do processo político-histórico conhecido como a revolução cubana. Deste modo estuda temas de transição sobre verdade-memória-justiça com o fim de promover uma mudança pacífica para a democracia em Cuba".

Mais informação em inglês: www.CubaArchive.org