O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Dom Gianfranco Ravasi, explicou que seu dicastério criou a Fundação "O Pátio dos Gentis" à qual convidaram a participar ateus e agnósticos para "renovar o diálogo entre homens e mulheres que não acreditam mas que querem caminhar para Deus".

Assim o indicou o Prelado vaticano em declarações ao jornal dos bispos italianos, o “Avvenire”, onde também assinalou que a idéia é "primeiro criar uma rede de agnósticos ou ateus que aceitem o diálogo e entrem como membros da Fundação, e assim, ao nosso dicastério".

Um dos fins da Fundação será estudar o "lugar espiritual" dos crentes assim como desenvolver "temas das relações entre religião, sociedade, paz e natureza". Esta iniciativa, explica o Arcebispo, é uma resposta ao convite que o Papa Bento XVI fez em dezembro em seu discurso à Cúria vaticana para o diálogo com os não-crentes.

Dom Ravasi disse que com este projeto "queremos ajudar a todo mundo a sair da pobre concepção de acreditar e promover o entendimento de que a teologia tem dignidade científica e status epistemológico".

Esta fundação terá uma reunião anual, a primeira das quais poderia desenvolver-se em Paris na segunda metade deste ano.