A equipe do Vaticano que prepara as viagens do Papa termina esta Quinta-feira uma viagem de três dias a Portugal, destinada a estudar questões de segurança e de organização para a visita que Bento XVI fará ao país europeu entre 11 e 14 de Maio.

Segundo o site oficial da visita (www.bentoxviportugal.pt), na Terça-feira, a equipe do Vaticano - que incluía, entre outros, um responsável da segurança e uma representante da Alitália - esteve reunida em Lisboa, junto da Nunciatura, com elementos da Comissão Organizadora da Visita, dirigida por D. Carlos Azevedo, Bispo auxiliar de Lisboa.

Segundo a notícia difundida pela Agência Ecclesia, a equipe do Vaticano, acompanhada por D. Carlos Azevedo, teve depois uma reunião de trabalho no Ministério dos Negócios Estrangeiros com representantes do Protocolo de Estado e das Forças de Segurança.

Com o mesmo objetivo a delegação liderada por Alberto Gasbarri e D. Carlos Azevedo estiveram Quarta-feira em Fátima e na cidade do Porto, reunindo-se com os responsáveis locais pela organização e segurança da visita. Para hoje está prevista uma reunião de balanço destes três dias de trabalho em Portugal.

De Roma para Lisboa o Papa viaja a bordo de um avião da Alitália, partindo do Porto em direção a Roma num avião da TAP Air Portugal. Bento XVI visitará Portugal entre 11 e 14 de Maio, passando por Lisboa, Fátima e Porto.