Na próxima segunda-feira, 17 de janeiro, começará a visita Ad Limina Apostolorum à  Santa Sé dos 74 bispos espanhóis diocesanos e auxiliares, que viajarão em quatro turnos para reunir-se com o Papa João Paulo II em audiências privadas e públicas.

Desde a segunda-feira até a quarta-feira, 26 de janeiro, viajarão a Roma os bispos das províncias eclesiásticas de Burgos, Pamplona, Valladolid e Zaragoza. A partir do dia 24 ao domingo 30, realizarão a visita os prelados de Madri, Mérida-Badajoz, Oviedo e Toledo; e também o Arcebispo castrense.

Mais adiante, da segunda-feira 21 de fevereiro à quarta-feira 2 de março estarão na Santa Sé os bispos de Barcelona, Tarragona e Santiago de Compostela. Por último, de segunda-feira 27 de fevereiro ao domingo 6 de março corresponde aos bispos de Granada, Sevilha e Valência.

Conforme explicou em um comunicado a Conferência Episcopal Espanhola, o significado da visita Ad Limina é mostrar a unidade e a comunhão dos sucessores dos Apóstolos com o sucessor de Pedro e das Igrejas locais com a Igreja primaz de Roma.

O momento principal da visita o constitui a audiência pessoal que o Papa tem com cada um dos Bispos e a posterior audiência e discurso papal aos distintos grupos de bispos.