O Arcebispo de Corrientes (Argentina), Dom Andrés Stanovnik, assinalou que as penitências quaresmais devem servir para "examinar onde nos endureceu o coração" e assim nos purificarmos do pecado e poder chegar limpos à Páscoa.

O Prelado indicou que para que a Quaresma seja "um tempo de oração e de conversão é necessário examinar onde se nos endureceu o coração, reconhecer nosso pecado, para poder chegar limpos à celebração do mistério pascal".

Para isso, Dom Stanovnik assinalou que os meios quaresmais da oração, o jejum e a esmola, "não fiquem em meros atos externos, mas sim nasçam do profundo da pessoa e a leve a um verdadeiro encontro com Jesus Cristo".

"Jesus se refere a três práticas muito antigas e muito eficazes para limpar o coração: a oração, o jejum e a esmola. Mas em cada uma delas adverte sobre o perigo de transformar-se em uma prática exterior, em uma mera maquiagem, sem correspondência com o interior da pessoa", sublinhou.

"Essas práticas –adicionou- ajudam a viver uma vida mais austera, não por uma mera disciplina do corpo e do espírito, mas sim por uma motivação muito superior: limpar o coração do egoísmo, abri-lo a Deus e aos irmãos".