A Igreja em Portugal vem mostrando sua solidariedade espiritual e materialmente para com as vítimas das fortes chuvas que atingiram a Ilha Madeira entre o sábado e domingo, deixando até agora 42 mortos e dezenas de feridos.

O Bispo de Funchal, circunscrição eclesiástica onde a enchente ocorreu, D. António Carrilho, manifestou a sua “profunda comunhão e solidariedade” para com todas as vítimas do “trágico temporal” que assolou a Ilha.  Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o prelado fala num “cenário de destruição e sofrimento”, na capital madeirense, frisando que “neste momento difícil e de natural angústia, é importante manter a serenidade possível e procurar dar atenção aos alertas e orientações, que vão sendo transmitidas pelas entidades competentes”.

O prelado quis também "reconhecer, aceitar e agradecer o serviço generoso daqueles que não se poupam aos riscos e sacrifícios do serviço de resgate, como as Forças de Segurança, a Proteção Civil e os Bombeiros".

"Peço aos católicos para rezar e confiar suas preocupações e sofrimentos à Senhora do Monte, nossa Padroeira, e à Virgem de Fátima, cuja imagem peregrina entre nós", conclui Dom Carrilho em nota divulgada pela agência portuguesa Ecclesia.

Por sua parte Cáritas Portuguesa enviou 25 mil Euros à congênere do Funchal para ajudar a fazer face às primeiras necessidades causadas pelo temporal que se abateu sobre a Madeira, apoiando nomeadamente “o realojamento dos desalojados e, em articulação com a Protecção Civil, disponibilizando alimentos e agasalhos”.

Em nota difundida por Ecclesia, a Cáritas Portugal anuncia também a criação de uma conta para onde podem ser enviados os contributos dos portugueses para ajudar os concidadãos madeirenses.

Em contacto permanente com a Cáritas do Funchal, “que já está no terreno”, o Presidente da Cáritas Portuguesa convida as comunidades cristãs do Continente e dos Açores a gestos de solidariedade já nos encontros comunitários deste Domingo.

Pelas indicações que chegarem do Funchal, posteriormente se saberá “se será possível e conveniente a entrega de bens em espécie” para serem enviados para a Madeira, afirma a nota.

Em telegrama a Dom Carrillo o Papa Bento também mostrou sua solidariedade para com os atingidos pelas chuvas torrenciais:
“Consternado com graves conseqüências das recentes aluviões na Ilha da Madeira que provocaram dezenas de mortos e enormes danos materiais aos seus habitantes o Sumo Pontífice deseja assegurar a toda a comunidade local a sua solicitude recomendando as vítimas à misericórdia de Deus e suplicando conforto e apoio para as suas famílias, para os feridos e quantos perderam os seus bens”, assinala a missiva.