O presidente do Instituto de Política Familiar (IPF), Eduardo Hertfelder, assinalou que “o aborto está já passando a sua conta à Espanha” ao ver-se reduzida significativamente da população juvenil o que põe em “risco evidente de que não haja lucros suficientes para pagar as pensões de aposentadoria” futuras. Conforme assinalou Hertfelder, a redução da população juvenil de 0 a 14 anos “em mais de 1 milhão de pessoas por causa do aborto” está provocando “o envelhecimento populacional e o conseguinte risco para os aposentados do futuro”.

“A falta de juventude populacional provocará que, nos próximos 15-20 anos, as pensões estejam em perigo já que não serão gerados ganhos suficientes que garantam o pagamento das pensões”, advertiu.
Do mesmo modo, o presidente do IPF sublinhou que “sem o aborto, a população juvenil teria superado à população maior de 65 anos”, entretanto, “na atualidade (2008) a população maior de 65 anos supera em mais de 1 milhão de pessoas os jovens menores de 14 anos”.

“A leve recuperação na natalidade foi truncada pelo recrudescimento do aborto dos últimos anos” o que gerou que a “juventude da pirâmide populacional se reduza significativamente”, acrescentou.