O Bispo de Jolo, Dom Angelito Lampon, solicitou ao grupo radical Abu Sayyaf que mostre seu “espírito humanitário” e não envolva os civis “porque são inocentes”, logo depois de que alguns militantes terroristas morreram em um enfrentamento com as tropas militares.

Os membros do Abu Sayyaf morreram em 21 de fevereiro em um enfrentamento com as tropas do governo no povo de Maimbung, entre eles se encontrava Albader Parad quem teria planejado o seqüestro de um grupo de correspondentes da cadeia televisiva ABS-CBN em 2008, assim como também o de 3 membros da cruz vermelha o ano passado.

“Queremos apelar ao espírito humanitário dos membros do grupo, (Abu Sayyaf) para que por favor deixem aos civis fora disto porque são inocentes”, disse Dom Lampon.
“Esperamos que os militares façam o melhor para proteger aos civis de possíveis os ataques, já que esse é seu dever”, disse o Prelado.

O Bispo disse que incluirá os militantes do Abu Sayyaf em suas orações quando rezar pela paz de Sulu. A maioria das pessoas que vivem nesta zona são muçulmanos, enquanto que os católicos são apenas 35 mil de um total de quase 1 milhão e meio de habitantes.

Os militares acreditam que o grupo radical de Parad podia responder com ataques diante da perda de seus membros. O Tenente General Ben Dolorfino comentou que a morte de Albader Parad é um grande avanço na campanha anti-terrorista e é um grande golpe para os membros do AbuSayyaf.