Membros de 40 países da Caritas Internacional registraram 198 milhões de dólares em doações privadas para os sobreviventes do terremoto do Haiti. Além desta soma, governos e instituições asseguraram a chegada de outros 36 milhões, o que dá um total de mais de 230 milhões de dólares em ajudas a este país.

Até agora a Cáritas Brasileira, arrecadou quase quatro milhões e meio de reais (4.467.843,50 R$), desse total, um milhão já foi enviando ao Haiti pela Cáritas Internacional.

Atualmente 20 milhões de dólares são usados para prover necessidades imediatas, como restaurar o sistema de água e esgoto e a transmissão de energia elétrica. A organização católica de ajuda está comprometida em levar adiante projetos de reconstrução para os próximos cinco anos: entre os itens estão a construção de casas, tratamento médico e educação, assinala a nota de imprensa recolhida pela CNBB em seu portal web.

Em um recente artigo na página web da entidade brasileira Dom Dom Demétrio Valentini indicava que “a situação é de tal gravidade, que requer um plano de reorganização de toda a estrutura do país, que supõe recursos muito grandes que precisam ser articulados em escala mundial, a nível de governos”.

Dom Demétrio assinalou também que “ao mesmo tempo, é preciso viabilizar a solidariedade mundial, que despertou em tantas pessoas a vontade de ajudar e de socorrer”.
“Face à urgência da ajuda, e à dificuldade de concretizá-la, se mostrou de novo muito válida a experiência da Cáritas, que se colocou prontamente em ação, em nível mundial e também nacional. A campanha lançada pela Cáritas Brasileira, denominada "SOS Haiti", vem tendo uma impressionante adesão, que se traduz nos milhões já arrecadados e enviados à Cáritas do Haiti”, comentou o também bispo de Jales (SP).

No seu artigo Dom Valentini concluía afirmando que “a situação deste pobre país, agravada agora pelas conseqüências do terremoto, continua desafiando a humanidade, nos motivando para a atitude permanente de solidariedade, que encontra apelos concretos no cotidiano de nossa vida. A lembrança da situação do Haiti vai continuar nos motivando, por muito tempo, com certeza”.

Para fazer a sua doação à campanha S.O.S Haiti visite o site da Cáritas Brasileira em: www.caritas.org.br