Com uma Solene Eucaristia presidida por Dom Alberto Giraldo Jaramillo, Arcebispo emérito de Medellín, o Movimento de Vida Cristã celebrou os 20 anos de peregrinar na Colômbia.

Durante a homilia, o Prelado convidou os membros do movimento a tomar uma atitude de discípulos  e ler a história de cada um e a do movimento “à luz da fé... e a pôr o futuro em suas mãos para ser fiel”.

Ao final da Eucaristia integrantes do Movimento renderam uma homenagem a Dom Giraldo ao concluir seu ministério como Arcebispo do Medellín. Uma família se aproximou de oferecer uma escultura em madeira representando o Senhor Jesus crucificado e em suas palavras de agradecimento Dom Alberto se referiu a seus encontros com o Fundador do Movimento de Vida Cristã, Luis Fernando Figari, e em palavras muito emotivas expressou seus sentimentos de comunhão com a Família Sodálite.

O encontro fraterno que seguiu a Eucaristia contou com diversas manifestações de fé e arte. Iniciou-se com uma saudação do coordenador geral do Movimento de Vida Cristã, Eduardo Regal, quem logo depois de manifestar sua alegria por participar da celebração, exortou os participantes a tomar consciência de “que grande foi o Senhor conosco”. “Que bom foi Deus conosco!, quantas bênçãos nos deu!” disse, para terminar citando a frase do Fundador: “Avançando, Senhor, avançando”.

Seguiram diversos testemunhos para recordar alguns momentos marcantes do Movimento nos distintos lugares onde se encontra na Colômbia e compartilhar a experiência de vida cristã e compromisso: adultos, jovens, consagrados, famílias, todos manifestaram a bênção da espiritualidade sodálite, e o ardor por lançar-se ao horizonte da missão.

Logo se deu leitura à mensagem que o Fundador do Movimento de Vida Cristã, Luis Fernando Figari, enviou aos participantes; no qual convidou os membros do Movimento de Vida Cristã na Colômbia a dar graças a Deus pelas abundantes “mostras do amor de Deus” e a descobrir nisso sua “pedagogia amorosa”. Destacou logo a bênção de “tantos jovens” que responderam “ao chamado a uma vida de plena disponibilidade” e se comprometeram “com um grande número de obras de anúncio evangelizador e de ação solidária”.

Logo depois de agradecer pelos “ternos cuidados” da Virgem, manifestados nos 20 anos transcorridos, agradeceu também aos Pastores que nos acompanharam neste tempo”; destacando Dom Alberto Giraldo, cuja companhia nestas celebrações é um testemunho da bênção que é a comunhão eclesial”.

Logo depois de recordar os múltiplos desafios que enfrenta a missão na Colômbia, exortou a família Sodálite a “dar um ardoroso testemunho de nossa convicção de Fé, de que os desejos mais profundos do ser humano só encontram uma resposta autêntica no Senhor Jesus, e que só atrás de seus rastros se pode construir uma sociedade na que o ser humano encontre um âmbito de autêntico desenvolvimento e desdobramento”.

Por isso os convidou “a receber como Maria —com reverência e ardor— o chamado de Deus. Lancem-se como Ela, com generosidade, sem cálculos humanos, a dar glória a Deus, cumprindo a obra que nos encomendou no Intuito Reconciliador”.

Logo depois de exortar os participantes a renovarem seu amor filial à Mãe do Senhor, concluiu encomendando-os à intercessão da Virgem de Chiquinquirá.

Às palavras do Fundador os participantes no encontro responderam cantando um hino de compromisso com a santidade e a missão, que entoaram com forma de cânon, dando assim expressão ao espírito de família próprio do Movimento.
As celebrações pelo Aniversário do MVC na Colômbia culminaram no domingo 21 de fevereiro com um dia de campo familiar realizado nas instalações do colégio Montemayor Sagrado Coração.