Os membros de 40 países da Cáritas mundialmente compilaram 198 milhões de dólares por doações privadas para os sobreviventes do terremoto do Haiti. Além desta soma, governos e instituições asseguraram a chegada de 36 milhões mais, o que oferece um total de mais de 230 milhões de dólares para a ajuda a este golpeado país.

Ao redor de 20 milhões de dólares serão usados para prover necessidades imediatas nos 2 próximos meses. Cáritas já alimentou 500 mil pessoas até a data. Também brindou equipe de refúgio a mais de 43 mil afetados, e pôde dar tratamento médico a mais de 12 mil pessoas.

A organização católica de ajuda está comprometida a levar adiante projetos de reconstrução para os próximos 5 anos, os quais proverão os haitianos de lares, tratamento médico, alojamento e educação.

O presidente do Cáritas Internationalis, Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga visitará o Haiti na segunda-feira para entregar uma ordem de ajuda vinda de Honduras. "Estamos honrados pela ajuda que recebeu a Cáritas de todo o mundo; desde países ricos da Europa e da América do Norte, inclusive os de extrema pobreza como o Congo e Somália", disse o Cardeal.

"É um símbolo de grande solidariedade com o Haiti para sua reconstrução; Cáritas trabalhará duro para criar um melhor futuro para os haitianos, apoiado em solidariedade, esperança e amor", acrescentou o Cardeal.