Em um comunicado dirigido às vítimas do tsunami na Ásia, o Bispo de Texcoco e Secretário Geral da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), Dom. Carlos Aguiar Retes, fez um chamado à solidariedade e à oração pelos afetados e afirmou que “a lição que nos deixa esta lamentável catástrofe poderia ser o princípio de uma nova época para toda a humanidade”.

O Prelado afirmou que “hoje mais que nunca temos que entender esta catástrofe natural para nos mostrar que, como humanos, podemos pôr a serviço de quem sofre, do mais fraco e necessitado, todas nossas capacidades e todo nosso saber, nossos limites, nossa pobreza e nossa mortalidade”.

“Os acontecimentos na Ásia não só afetaram aos habitantes e mulheres dessa zona, mas à humanidade inteira, por isso, hoje temos em nossas mãos a possibilidade de pensar de um modo mais social e humanitário. Se aprendermos com os sinais dos tempos que estamos vivendo, a lição que nos deixa esta lamentável catástrofe, poderia ser o princípio de uma nova época para toda a humanidade”, expressou o Bispo.

“O que mais preocupa nestes momentos –continuou–, não é tanto a catástrofe material, quanto o sofrimento e o dano psicológico das pessoas afetadas, por isso, confiando em Deus, Fonte da vida, exortamos a todos os mexicanos para que nos solidarizemos da melhor forma possível: fazendo oração por eles, rogando a Deus para que a tragédia se transforme em ocasião de graça e de encontro fraterno”.

O Bispo recordou que “o Senhor nos convida, através destes fatos tão dilaceradores, a não pôr nossa esperança nesta vida, recorda-nos que estamos de passagem que nossa existência, nossa dor e nosso sofrimento, só têm razão de ser na medida em que somos solidários com quem vive esta classe de experiências, mesmas que muitas vezes não seremos capazes de entender sem a fé em Deus e o amor ao próximo”.

“Unidos na dor com nossos irmãos na Ásia, mas também unidos na esperança de que sairão adiante, a Igreja do México manifesta publicamente a gratidão pela generosidade de tantas pessoas que apoiaram economicamente aos afetados do Tsunami naquelas terras”, acrescentou o Prelado.

Finalmente, Dom. Aguiar expressou que “começamos este novo ano pedindo a Jesus a verdadeira paz: Ele mesmo, único capaz de encher por completo de alegria o coração dos humanos, sejam quais forem as circunstâncias pessoais, porque ‘tendo a Deus nada falta, só Ele basta’”.